POLÍTICA DE QUALIDADE

O Sistema de Garantia da Qualidade do IMUNOLAB abrange a estrutura organizacional em todas as fases envolvidas na execução dos exames, iniciando-se pelo cadastro de dados e obtenção da amostra (fase pré-analítica), realização das análises e obtenção de resultados válidos (fase analítica), interpretação dos resultados e liberação do laudo (fase pós-analítica). O sistema de qualidade visa sempre à melhoria contínua dos processos.

O IMUNOLAB mantém escrita a responsabilidade de cada profissional, que recebem treinamentos periódicos em programas de Educação Continuada. Mantém também por escrito os critérios de aceitação e rejeição de amostras e Instruções de Trabalho (IT), que descrevem cada etapa de execução do exame empregando-se equipamentos submetidos periodicamente às manutenções preventivas e calibrações. Realiza testes de validação de novos reagentes e técnicas usando metodologias consideradas de padrão-ouro, além de realizar estudos de reprodutibilidade de resultados. Mantêm definidos e registrados os limites de tolerância (Cut off) para cada exame e dispõe de pelo menos uma técnica adicional e diferentes estratégias para a resolução dos casos inconclusivos com a técnica principal. Libera sempre os resultados revisados incluindo informações adicionais e pertinentes relacionadas a cada paciente.

O IMUNOLAB mantém arquivo eletrônico em banco de dados com informações de todos os pacientes e doadores, bem como de resultados de exames. Mantêm criopreservadas amostras biológicas de todos os receptores e doadores garantindo a validade e confidencialidade de todos os resultados de exames. Mantém contato com equipes transplantadoras e realiza auditorias internas periódicas para verificação de conformidade com as normas técnicas e legislação da área.

Principais programas que o IMUNOLAB participa:

1. Programa de Acreditação da Qualidade da Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH) Acreditação obtida com base no cumprimento dos requisitos das normas e em documentos normativos, evidenciando a qualidade, competência técnica e melhoria contínua dos processos. (Colocar a imagem do certificado de acreditação/ABH).

2. Controle de Qualidade Nacional da Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH) O IMUNOLAB participa dos testes de proficiência nacional, recebendo amostras clínicas com resultados não conhecidos para serem avaliados quanto à sua capacidade de executar com precisão as análises. A comparação interlaboratorial dos resultados demonstra o desempenho dos laboratórios participantes.

3. Controle de Qualidade Internacional da Sociedade Americana de Histocompatibilidade e Imunogenética (ASHI)

O IMUNOLAB também participa de teste de proficiência Internacional, que atualmente conta com a participação de laboratórios em 21 países.